quarta-feira, 16 de março de 2011

Elementos químicos


Segundo os pesquisadores Davis e Seaborg, chamamos elemento ás “substância que passam pela a manipulações químicas sem sofrer decomposições em estruturas mais simples .”
Para representarmos os elementos,atribuídos um símbolo a cada um deles.
E bom saber:Chamamos de elemento químico o conjunto de átamos com o mesmo numero de atômico.
Íons:
A palavra íon significa “ Viajante”. Isto deve ao faro que os íons,que são átomos contendo quantidades de prótons e elétrons diferentes,podem se movimentar em soluções.
Cátions:formam-se quando um átomo cede  elétrons,tornando sua carga elétrica positiva,uma vez que o número de elétrons (partículas de carga Negativa) torna-se menor que o número de prótons ( partículas de carga positiva) .
Ânions: Formam-se quando um átomo recebe  elétrons tornando uma carga negativa ,uma vez que o número de elétrons torna-se maior que o número de prótons
Molécula:É a união ou grupo de átomo formados por ligações.A molécula é a menor partícula de uma substância molecular que conserva suas propriedades características .
Exemplos : a substância hidrogênio H2 , é considerada substancia simples,pois em condições ambientais é um gás constituído somente por átomos do elemento hidrogênio.
Alotropia:  As  substâncias simples podem ser encontradas com diferentes átomos. Isto significa que,mesmo sendo formados pelos o mesmos  elementos químicos,duas substâncias simples podem apresentar propriedades diferentes .
É o caso do carbono na forma grafite e diamante.E também o caso do enxofre ,do fósforo e do oxigênio.


E bom saber : 1995- A física estava Certa
Até 1964 os físicos achavam que as partículas fundamentais das quais todas as matérias é feita ,eram os prótons, os nêutrons e os elétrons.Aí ,dois americanos,Murray Gell-Mann e George Zwenig,chegaram independentemente á mesma Conclusão : havia uma partícula ainda mais fundamental,do a qual os outros são feitas.
Coube a Gell-Mann dar nome a esse tijolo básico : quark.Tudo muito bonito,inclusive o nome tirado do livro Finnegans wake,de James Joyce . (“ Three quarks for muster Mark “. Quark ,uma das muitas palavras que o escritor inventou, é uma onomatopéia para imitar o som da gaivota .“) Mas ,na época não passa de uma linda hipótese. A teoria previa seis tipo de quark – up, down.strange,charm,bottom,e top - , mais ninguém havia e visto nenhum.Com o passar dos anos,a existência de ciinco tipos foi confirmada,mas nada de encontar o top quark. Em 1995,cientistas do Fermi National  accelerator laboratory encontraram a partícula fujona. Gell-Mann estava certo e mereceu o apelido de “top quark “( algo como” quark maioral “). Os físicos puderam respirar.Suas teorias tinham uma base firme sobre a qual existir .


Um comentário:

  1. Que maravilha de pesquisa as meninas!!
    Muito bom, amei!
    Não esqueçam de estudar para a valiação.
    Beijos da profª Nédia

    ResponderExcluir